O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I COLÓQUIO ÁFRICA E DIÁSPORA -O LUGAR DA MULHER NEGRA NA GEOPOLÍTICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DAS LUTAS CONTRA A POBREZA E O RACISMO


06 a 09 de Novembro de 2008
Reitoria da Universidade Federal da Bahia - UFBAPalácio da Reitoria Rua Augusto Viana, s/nº - Canela CEP 40.110-060
Salvador – Bahia – Brasil

O COLÓQUIO: MOTIVAÇÕES E OBJETIVOS
Em 2008, a UNEGRO - União de Negros pela Igualdade celebra 20 anos de existência e de luta contra o racismo. Nesse mesmo ano, o Brasil registra a passagem dos 120 anos de abolição legal da escravatura no país. Para marcar esses dois episódios da nossa história, a UNEGRO promove o I COLÓQUIO ÁFRICA E DIÁSPORA: o lugar da mulher negra na geopolítica: refletindo sobre os desafios das lutas contra a pobreza e o racismo. O evento será um encontro de idéias, análises, reflexões e troca de experiências sobre a atual condição das mulheres negras na África e na Diáspora. O Colóquio cria oportunidades de refazer e resgatar caminhos e histórias, juntando vozes capazes de fortalecer a presença das mulheres negras como sujeitos políticos nas esferas de poder, em prol de uma ordem mundial socialmente justa, ambientalmente equilibrada e sem opressão de gênero, classe e raça.
Contando com a participação ativa de personalidades negras femininas de destaque, militantes e estudiosas das questões de gênero e negritude, o Colóquio estabelece um espaço de diálogo intercontinental sobre a situação política, cultural e econômica das mulheres negras na África e na Diáspora, na perspectiva de buscar propostas que favoreçam o enfrentamento dos desafios impostos pela discriminação e pela pobreza.
A partir da discussão de temas estratégicos na contemporaneidade, o objetivo mais geral é de redesenhar cartografias de fronteiras da afro-descendência, dando visibilidade a produções, práticas e projetos em que a mulher negra seja não mais objeto mas sim protagonista e sujeito.
A UNEGRO e seus parceiros nesta atividade acreditam que um mundo diferente e melhor é possível.
PROGRAMAÇÃO
LOCAL:Palácio da Reitoria da UFBA Rua Augusto Viana, s/nº - Canela – Salvador – BahiaCEP 40.110-060
Quinta-feira, dia 06 de novembro de 2008
18 h: Ato de Abertura com a presença de autoridades
Exmo. Sr. Governador do Estado da Bahia, Sr. Jacques Wagner.
Exmo. Sr. Ministro da Igualdade Racial, Sr. Edson Santos
Exma. Sra. Ministra da Secretaria de Políticas Especiais para Mulheres, Sra. Nilcéia Freire
Membros de Representações Diplomáticas no Brasil
Exmo. Sr. Coordenador Geral da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Sr. Pedro Flores
Exma. Senhora Ana Falú – Diretora Regional do UNIFEM – Cone Sul
Exmo. Sr. Procurador Geral da Justiça do Estado da Bahia, Dr. Lidivaldo Britto
Exmo. Sr. Reitor da Universidade Federal da Bahia, Dr. Naomar de Almeida Filho
Exma. Sra. Luiza Bairros – Secretaria Estadual de Políticas da Igualdade
Exmo. Sr. Edson França – Coordenador Nacional da UNEGRO

18:30 h : CONFERÊNCIA DE ABERTURA: O pós-abolição no Brasil e na América Latina e o seu significado para as populações africanas e afro-americanas.
Conferencistas:
Epsy Campbel Barr (Costa Rica) – Presidente da Associação Parlamenteo Negro
Edeltrudes Pires Neves - Cabo Verde - advogada, ex-Secretária de Estado e Ministra da Reforma do Estado, Administração Pública e Poder Local; ex-Presidente da Assembléia Municipal de Praia.
Benedita da Silva - RJ – Brasil - Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro; ex-senadora; ex-deputada federal; ex-governadora do Rio de Janeiro; ex- Ministra da Assistência Social.
Coordenadora: Olívia Santana (BA/Brasil) – Vereadora; Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal; ex-Secretária de Educação da Cidade de Salvador.
20:30 h: Atividade Cultural seguida de Coquetel
Sexta-feira, dia 07 de novembro 2008
9 h: Abertura do Salão Feminino de Arte e Cultura – Campo Grande
10 h: Análise dos Impactos das Conferências de Beijim e de Durban nas Políticas de Estado voltadas para as Mulheres Negras.
Conferencistas:
Edna Maria Santos Roland (SP/Brasil) – Coordenadora da Mulher e da Igualdade Racial em Guarulhos – SP; Coordenadora de Combate ao Racismo e à Discriminação para América Latina e Caribe pela UNESCO/Brasil.
Jeannine B. Scott (USA) - Vice Presidente da Africare; MA em Ciência Política e Relações Internacionais - Yale University.
Lily Golden (Rússia) – Professora das Universidades de Moscou e de Chicago; pesquisadora do Instituto de Estudos Africanos - Chicago; escritora e instrumentista; autora de inúmeros livros e artigo.
Coordenadora: Ubiraci Matildes (BA/Brasil) – Conselho Deliberativo da UNEGRO
14 h: A inserção da Mulher Negra na Produção Científica e Tecnológica e na agenda do Trabalho Decente.
Conferencistas:
Sylviane Anna Diouf (Senegal / EUA) – Historiadora; curadora das Coleções Numéricas e Diretora do Instituto Schomburg-Mellon do Schomburg Center for Research in Black Culture, Nova Iorque, EUA; autora de 10 livros.
Dolores Mohammed (Nigeria /Usa) - Diretora da Essence International School e fundadora da The African Heritage Village em Kaduna –Nigeria; Vice-presidente da Comissão de Imigrantes Africanos e Caribenhos da Municipalidade de Philadelphia, EUA.
Fatou Sow Sarr (Senegal) - Diretora do Laboratório de Gênero - Institut Fondamentale d’Afrique Noire -Université Cheikh Anta Diop – Dakar; Dra. em Sociologia e Antropologia (Montreal e Paris).
Maria Inês (Brasil) – Vice-diretora do UNIFEM – Cone Sul
Mônica Custódio (RJ/Brasil) – Coordenadora de Trabalho e Renda – UNEGRO/RJ
Coordenadora: Rosa Anacleto (SP/Brasil) – Metroviária e Diretora da UNEGRO/SP

Sábado, dia 08 de novembro de 2008
09:00h: Direitos Culturais, Sexuais e Reprodutivos: a luta contra a violência, o tráfico internacional e o desafio da autodeterminação das mulheres.
Conferencistas:
Tetchena Bellange (Haiti / Canadá) - produtora de cinema e teatro, documentarista e atriz; diretora da Bel Ange Moon Productions; formada em Cinema e Comércio Internacional, Universidade de Montreal.
Jannaati Sow-Gbetro (França/Guiné) - diretora da Associação Cultural Núbia, especializada na promoção de culturas africanas; formada em Direito e Comunicação.
Fernanda Lopes (Brasil) - UNFPA -DF
Coordenadora: Estela Mares Cardoso (SC/Brasil) – Coordenadora de Gênero da UNEGRO - SC
14h:O lugar da mulher negra na geopolítica e os desafios da luta contra a pobreza e a discriminação.
Conferencistas:Olívia Santana (BA/Brasil) - Vereadora.
Vinie Burrows-Harrison (EUA) – Representante da ONU na Federação Democrática Internacional de Mulheres – FDIM; atriz, escritora, professora, ativista política e consultora;
Marema Touré Thiam (Senegal) – Presidente da seção Senegal da Associação de Mulheres Africanas pela Pesquisa e Desenvolvimento – AFARD; Dra em Sociologia; Fundadora da Thiory Ingénierie Conseils.
Maria Ângela Ismael Manjate Janace (Moçambique) - Deputada da Assembléia da República pela FRELIMO.
Coordenadora: Dra. Márcia Virgens (BA/Brasil) – Promotora Pública, Ministério Público do Estado da Bahia

Domingo, dia 09 de novembro de 2008
09: h - Encaminhamentos do Colóquio O Lugar da Mulher Negra na Geopolítica e os Desafios da Luta Contra a pobreza e a Discriminação.11:00h - Ato de encerramento do evento: Mulheres Negras Contra o Racismo e a Pobreza. Local: Praça 2 de Julho-Campo Grande


REALIZAÇÃO:União de Negros pela Igualdade -UNEGROUnião Brasileira de Mulheres – UBMUNIFEM – Cone Sul

APOIO INSTITUCIONALMinistério Público do Estado da BahiaAgência Espanhola de Cooperação InternacionalDemocracia Participativa – Região Rhône Alpes – FrançaSEPPIR – UFBA - Universidade Federal da BahiaUNESCO - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário