O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

I encontro de comunidades quilombolas rurais e urbanas


Prefeitura Municipal de Porto Alegre – PMPA
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana – SMDHSU
Grupo de Trabalho Anti-racismo - GTA

I Encontro Municipal das Comunidades Quilombolas Urbanas e Rurais: resistência e estratégias contra a retirada de direitos.

Data: 20 de novembro de 2008 das 13h30h às 16h30h
Local: Galpão Crioulo Parque da Harmonia – Porto Alegre /RS
Público Alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos do RS

13:30h – Abertura
Representante da PMPA e Federação das Associações Quilombolas do RS.
Coord. Mesa: Eliane Almeida (Representante da Comissão da 17ª SECON).

13:40h – “Contextualização do processo político em relação às mudanças em curso no âmbito federal quanto à regularização fundiária das comunidades quilombolas urbanas e rurais.”
Mesa: Roberto Potácio - Coordenador da Federação das Associações Quilombolas – RS/FACQ-RS, Clédis Rezende de Souza - Quilombola da Comunidade de Rincão dos Martimianos no município de Restinga Seca, Coordenadora adjunta da Federação das Associações Quilombolas RS - Coordenação da Nacional Quilombola – CONAQ, Gessi da Rosa Fontoura – Associação Comunitária e Cultural Quilombo do Areal e Teco Lima – Associação Quilombola Invernada dos Negros Campos Novos – SC e membro da CONAQ.

14:30h – “Análise das implicações jurídicas para a regularização fundiária a partir da Instrução Normativa n. 49 de 01 de outubro de 2008.” – Mesa: Onir Araújo representante do Movimento Negro Unificado e Representante do Ministério Público Federal.
15:00h – Debate
15:30h – Aprovação de uma agenda de médio prazo para discussão regional quanto às mudanças políticas e legais em curso
16:00h – Leitura do Manifesto de Repúdio a Instrução Normativa n. 49 e solicitação de providencias ao Ministério Público Federal e OIT – Waldemar Pernambuco Moura Lima -.
16h15 – Encaminhamentos e fechamento.

Entidades Organizadoras:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana – SMDHSU
Grupo de Trabalho Anti-racismo - GTA
Companhia CARRIS
Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do RS
Movimento Negro Unificado - MNU
Grupo de Trabalho Angola Janga
IACOREQ
IAFRA
Movimento Quilombista

Entidades apoiadoras:
ACOMPAR
CECUNE
Fórum de Ações Afirmativas - UFRGS
Frente Parlamentar Quilombola
Congresso Nacional Negros do Brasil - CONNEB
UNEGRO


Informações com Letícia Almeida: 32897017, 32897049, 32897037

Nenhum comentário:

Postar um comentário