O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

II SEPALE-semináro paranaense de lésbicas

II SEMINÁRIO PARANAENSE DE LÉSBICAS
Cidadania, um direito de todas as mulheres lésbicas e bissexuais


Mulheres lésbicas e bissexuais do Paraná debaterão direitos humanos, mercado de trabalho, saúde e violência.

Com o objetivo de analisar e debater os avanços em direitos humanos e cidadania da mulher Lésbica e Bissexual do Estado do Paraná, a ARTEMIS - Associação Paranaense de Lésbicas, em parceria com a área de Lésbicas do Grupo Dignidade (Diglés) realizará nos dias 29, 30 e 31 de agosto o 2º Seminário Paranaense de Lésbicas (SEPALE). O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

A programação do 2º SEPALE inclui questões políticas, sociais, educacionais e culturais que envolvem as mulheres lésbicas e bissexuais do Paraná. O lema do seminário, “Cidadania, um direito de todas as mulheres lésbicas e bissexuais”, foi escolhido pelas ativistas de direitos Humanos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Adriana Piske Rudolf, coordenadora geral da ARTEMIS, informa que 45 mulheres do interior do Paraná receberão bolsa integral para participarem do evento. “O segundo SEPALE tem como objetivo aprofundar o debate sobre os direitos humanos, cidadania, gênero e estigma. Vamos construir uma agenda com estratégias para ampliarmos a participação das Lésbicas, principalmente as do interior. Levar conhecimento e definir ações focadas nos pontos vitais - como lesbofobia, saúde e trabalho - que atingem as mulheres lésbicas e bissexuais”, afirma Piske Rudolf.

A comissão organizadora do 2º SEPALE prevê a participação de 80 mulheres, contando com a participação de convidadas que apresentarão palestras sobre o histórico do movimento de Lésbicas no Paraná, sexo seguro entre mulheres, os aspectos legais das relações lesbo-afetivas, Controle Social, Espaços Democráticos e Mercado de Trabalho. O evento também contará com oficinas sobre violência, família, racismo, homofobia e prevenção em DST/HIV/Aids.

O seminário faz parte das comemorações do dia da Visibilidade Lésbica, comemorado nacionalmente no dia 29 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de agosto, para as interessadas da capital e região metropolitana de Curitiba, e até o dia 15 de agosto para o interior do estado.

INFORMAÇÕES:
ARTEMIS – (41) 3222 3999 , (41) 9177 1686 com Kelly Vascocellos.e-mail: artemis-apl@gmail.com - site www.paradadadiversidade.org.br

FICHA DE INSCRIÇÃO

Dados Pessoais:
Nome Completo

Apelido/Nome para o crachá:

Data de nascimento:

RG:

CPF:

Endereço:

Cidade

CEP:

Telefone Fixo:
( )
Celular:
()
Fax:
( )
e-mail:

Raça/ Cor: ( ) branca () preta ( ) parda ( ) amarela ( ) indígena

Você pertence ou participa de alguma entidade/grupo/instituição?
() Sim ( ) Não
Tipo:
( ) ONG ( ) Universidade ( ) OG ( )Empresa privada ( ) Outros. Qual? ________________________
Nome da entidade/grupo/instituição:

Qual a área de atuação de sua entidade/grupo/instituição?

( ) Cidadania de gays, lésbicas e/ou transgêneros
( ) Assistência a pessoas que vivem com HIV/Aids ( ) Feminista( ) Negritude e Afrodescendência
( ) Direitos Humanos
( ) Outro. Qual? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________

Informações adicionais:
Qual a sua orientação sexual?
( ) Lésbica ( ) Bissexual ( ) Outra. Qual?
Gênero: ( x ) Feminino ( ) Masculino

É fumante? ( ) Sim ( ) Não
É portadora de alguma deficiência? ( )Não ( ) Sim Qual?
Escolaridade:
( ) fundamental ( ) médio ( ) superior ( ) pós-graduação ( ) mestrado ( )doutorado
Profissão:

Solicitação de Bolsas: ( ) Sim ( ) Não
Somente para mulheres do Interior
Tem filhos(as)?
( ) Sim ( )Não
Quantos?
Idade(s):
Já sofreu alguma discriminação e/ou agressão?
Qual?
Você denunciou a discriminação e/ou agressão?
( ) Sim ( )Não
Porquê?


Deixei uma breve descritiva sobre o interesse de participar deste evento:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





As fichas podem ser encaminhadas via e-mail ou fax. Solicitamos preencher a ficha por completo. Obs.: Fichas sob análise e confirmações via e-mail para bolsistas.
Prazo para envio até o dia 15 de agosto.

E-mail.: artemis.apl@gmail.com Fax.: (41) 3222-3999 ramal 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário