O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

sábado, 29 de março de 2008

Encontro Preparatório do Rio de Janeiro - Forum Midia Livre


Encontro Preparatório do Rio de Janeiro - Forum Midia LivreDia: 04 de abril (sexta), às 17hLocal: Sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa)Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Sala Belizário de Souza, 7o. andar


Forum Mídia LivreDias: 17 e 18 de maio de 2008 (sábado e domingo,manhã e tarde) Local: Escola de Comunicação da UFRJ. Campus UFRJ da Praia VermelhaFórum Mídia Livre promove encontro no Rio de Janeiro dia 4 de abril Fórum Mídia Livre-Histórico (veja maiores detalhes mais abaixo)No dia 8 de março passado, um grupo de jornalistas, professores universitários e profissionais da comunicação de várias regiões do país reuniu-se em São Paulo para debater a situação da mídia no Brasil. Na reunião, consolidou-se a idéia de criar um espaço de encontro e articulação em nível nacional, em torno da agenda da democratização dos meios de comunicação no Brasil; democratização da produção e do acesso às midias. No dia 20 de março, foi a vez de Porto Alegre sediar um encontro da mesma natureza. Um dos princípios básicos que norteia esses debates é fortalecer a diversidade de informações, novas mídias, práticas, discursos, conceitos, politicas.A Agenda em AndamentoAlém das reuniões realizadas em São Paulo e em Porto Alegre serão realizados outros encontros regionais para preparar o primeiro Fórum Mídia Livre, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no mês de maio. A próxima reunião preparatória está marcada para o dia 4 de abril, no Rio de Janeiro, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na rua Araújo Porto Alegre, 71. Além deste, já estão marcados também os seguintes encontros:07 de abril em Belém, na Universidade do Pará;08 de abril em Fortaleza, na Universidade do Ceará; 09 de abril em Recife, na Universidade Católica de Pernambuco;10 de abril em Aracaju, em local ainda a ser definido;11 de abril em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA)._______________________________________________________


Mídia Independente realizou encontro histórico neste sábado(09/03/2008 14:41) http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/Próximo encontro será na Escola de Comunicação da UFRJDurante todo o dia de ontem (sábado, 08/03/2008) aproximadamente cinqüenta pessoas da área de comunicação (jornalistas, professores universitários, representantes de veículos de informação independentes e militantes do movimento social pela democratização das comunicações) reuniram-se no Hotel Maksoud Plaza em São Paulopara melhor se conhecer e iniciar uma caminhada coletiva visando uma sinergia de açõesque fortaleça a diversidade informativa no Brasil.O evento foi custeado pela Agência Carta Maior, que bancou tanto o aluguel da sala no hotel, como almoço e o deslocamento daqueles que vieram de outros estados. O diretor da Carta Maior, Joaquim Palhares, e o seu editor, Flavio Aguiar, coordenaram o encontro, mas ele foi absolutamente aberto e todos os presentes fizeram suas avaliações a respeito do atual cenário midiático brasileiro e propuseram ações que ainda serão melhor debatidas por um Conselho Executivo que se reunirá na segunda-feira. As informações serão repassadas por todos os sites, blogues e mídias que participaram do evento.Uma ata do que aconteceu esta sendo escrita e será divulgada em breve. O evento foi filmado e a Carta Maior deve divulgá-lo no seu site. Também está sendo escrito um manifesto, carta, documento (ou o nome que vier a ter) que será divulgado para a sociedade. Nele iremos registrar alguma de nossas afirmações em relação ao novo cenário das comunicações, apresentar propostas e defender bandeiras de democratização da mídia.Um segundo encontro mais amplo, para onde serão convidados outro produtores de informação independente, jornalistas, professores e militantes sociais da comunicação, deve acontecer em breve. A proposta é que seja no Rio de Janeiro. Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, ofereceu a Universidade para o evento.A Escola de Comunicação fará parte da Comissão Executiva do próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário