O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

sábado, 29 de março de 2008

V SEMINÁRIO NACIONAL LGBT - AGENDE-SE


V Seminário Nacional GLBT será realizado em maioA Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) para promover, no dia 27 de maio, o V Seminário Nacional GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais) . Este ano o seminário vai debater o tema união civil entre pessoas do mesmo sexo com especialistas e representantes do movimento social organizado glbt.O requerimento foi defendido pelo deputado Iran Barbosa (PT-SE) e aprovado por unanimidade na Comissão que é presidida pelo deputado Adão Preto (PT-RS). O Seminário será realizado em parceria com a Frente pela Cidadania GLBT, presidida pela deputada Cida Diogo (PT-RJ), e com a Comissão de Legislação Participativa do Senado Federal, proposto pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).Segundo a deputada Fátima, há quatro anos a CLP realiza este Seminário promovendo o debate sobre temas importantes que dizem respeito à cidadania GLBT. Para ela é "urgente" aprofundar o debate sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Esse tema faz parte do dia-a-dia de milhares de cidadãos e cidadãs brasileiros e que ainda é colocado à margem pelo Estado brasileiro, especialmente pelo Poder Legislativo. ", ressaltou.Conferência Nacional GLBT - Segundo a deputada Fátima, este debate também reforçará a temática da 1ª Conferência Nacional GLBT, convocada pelo Presidente Lula para os dias 6, 7 e 8 de junho deste ano, em Brasília, e que terá como tema: Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir a cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário