O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

1ª Conferência GLBTT será realizada nos dias 16 e 17 de maio12/05/2008





Texto: Themis Marçal


Nesta sexta-feira (16) e sábado (17) será realizada a 1ª Conferência Estadual GLBTT/RS, na Câmara Municipal de Porto Alegre.Segundo o integrante da Associação GLBTT/RS Alexandre Boher, no encontro serão discutidas propostas de políticas públicas para ampliar a cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, além de articular o lançamento do Plano RS Sem Homofobia. A palestra de abertura será feita pelo juiz Roger Raupp Rios, que falará sobre “Homofobia e o Sistema Jurídico”. Conforme Böher, na conferência, também serão eleitos os delegados que irão participar da Conferência Nacional GLBTT, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, em Brasília.O evento é coordenado pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), em parceria com a Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Coordenadoria da Mulher, Secretaria da Saúde, Secretaria de Turismo, com apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Departamento Municipal de água e Esgoto e Gráfica Calábria. A ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais,Travestis e Transexuais, o grupo Nuances, o SOMOS, o Outra Visão- Grupo GLBT, Coletivo Nacional de Lésbicas Negras - Candace - BR, a URSUL- Ursos do Sul, a Liga Brasileira de Lésbicas e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids são as entidades do movimento social GLBT que estão na comissão organizadora representando o conjunto das entidades do movimento homossexual gaúcho.


Programação:


Dia 16 16h até 19h- Credenciamento

18h 30min- Abertura

19h 30min - Palestra com o juiz Roger Raupp Rios Tema: “Homofobia e Políticas Públicas”.

20h 30min até 22h - Leitura do Regimento

Dia 17

9h até 10h- Credenciamento
9h até 10h - Inscrição de Chapas

10h até 12h 30min- Grupos de Trabalho

12h 30 min até 13h 30min- Intervalo

13h 30min até 15h 30min - Apresentação das Propostas e Votação

15h 30min até 16h- Intervalo

16h até 18h - Votação e Homologação de DelegadosA ficha de inscrição para participar da I Conferência Estadual GLBT.


Está disponível no LINK abaixo:http://www.sjds.rs.gov.br/portal/index.php?menu=biblioteca_viz&cod_biblioteca=61&cat=CONFERENCIA_GLBTTOutras informações podem ser obtidas através do telefone (51)3288-6615 ou pelo e-mail: conferenciaglbtt@sjds.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário