O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

sábado, 29 de março de 2008

E D U C A Ç Ã O S E X U A L E PRÁTICAS DOCENTES EM VALORES HUMANOS


E D U C A Ç Ã O S E X U A L
E PRÁTICAS DOCENTES EM VALORES HUMANOS
Carga Horária: 20 horas
DATA: 18 e 19 de abril de 2008 - em Porto Alegre
Público alvo:
Professores, pais, educadores e pessoas interessadas num processo de crescimento e capacitação para a vida no século XXI baseada nos Princípios Restaurativos e nos Valores da Cooperação, Ação Correta, Solidariedade e Não Violência.

Objetivo:
Construir competências pessoais e sociais na formação de masculinidades e feminilidades sexualmente responsáveis para as gerações futuras e de relações interpessoais saudáveis.

F O C A L I Z A D O R E S :


Maria de Paula (Porto Alegre) é Educadora, Terapeuta Psicocorporal, Coordenadora do Instituto Esporte Solidário (Esporte e Jogos de Cooperação), presta consultoria em Educação Sexual e Direitos Humanos. Facilitadora do Projeto Saci Colorado/SMED. Autora do livro “Em Defesa do ECA Por Uma Sexualidade Socialmente Responsável”




Sidnei Soares (Florianópolis/SC) é Engenheiro Civil, Educador, Socioterapeuta, Docente da Pós-Graduação em Jogos Cooperativos-Unimonte, Docente da Unipaz/SC, Coordenador do Projeto Agentes da Paz (Premiado pela Unesco em 2003), Facilitador do Projeto Cooperação e Consultor em Ambientes Colaborativos.






Metodologia:
Imersão com dinâmicas e ferramentas pedagógicas inovadoras em consonância com as Metas da UNESCO para o Século XXI, tais como Jogos Dramáticos e de Cooperação, Danças Circulares...

Conteúdo Programático Básico:
· Sexualidade e Corporeidade
· Transversalidades e Educação em Valores Humanos
· Prevenção da Gravidez Precoce
· Sexualidade, Papéis, Gênero e Poder Pessoal
· Poder & Empoderamento

Realização: INSTITUTO ESPORTE SOLIDÁRIO
Apoio: SMDHSU (Secretaria Munic. De Direitos Humanos e Segurança Urbana)

Contatos: (51) 912 695 90 Maria de Paula - mdpaula5@hotmail.com
(48) 991 195 19 Sidnei Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário