O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

sábado, 29 de março de 2008

Canal Saúde ao vivo e interativo: Controle Social em debate, segunda-feira (31), a partir das 12h05

Ao vivoControle Social: em defesa do bom funcionamento do SUS. Segunda (31), a partir das 12h05, no Canal SaúdePresença de Antônio Alves (SGEP/MS), Lúmen Celi (CMS-Gravataí/RS), Maria Eliana Labra e IlaraHämmerli Sozzi (Fiocruz). Segunda (31), das 12h05 às 14hConheça o perfil dos conselhos de saúde, saiba como estão estruturados e qual a importância do Controle Social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Sala de Convidados, programa do Canal Saúde/Fiocruz, vai ao ar segunda-feira (31), das 12h05 às 14h, ao vivo. Acesse <www.canalsaude.fiocruz.br> e participe na sala de bate-papo ou assista pela parabólica e ligue 0800-701-8122.Qual o papel dos conselhos e conferências de saúde? Da forma como estão estruturados, eles atendem às demandas da sociedade na busca por melhorias no SUS? No momento de monitorar a implementação das políticas públicas locais ou nos casos de suspeitas de irregularidades, os conselhos interagem com os outros órgãos fiscalizadores, como Ministério Público e Tribunal de Contas? E no campo da comunicação, as tecnologias da informação podem ajudar no controle social?Presença - para esclarecer dúvidas ao vivo e debater o controle social, estarão presentes representantes: da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves; do Conselho Municipal de Saúde de Gravataí/RS, Lúmen Celi; e as pesquisadoras da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Eliana Labra, e Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, membro da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde do Conselho Nacional de Saúde. O Sala de convidados é apresentado por Arlindo Fábio Gómez de Sousa e Renato Farias.Como participar - assista na WEB ou pela TV. Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na telinha com a inscrição "ao vivo" e participe a partir do chat associado à transmissão. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. O programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Perguntas e comentários podem ser feitos por telefone (0800-7018122 - ligação gratuita). Para aqueles com acesso via conexão discada, há o recurso de áudio independente da imagem.Assessoria de Comunicação - Canal Saúde/FiocruzMarcelo de Castro Neves(21) 2598-2703 / 0800 701 8122 / ascom@fiocruz.brO Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz - levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário