O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

domingo, 23 de março de 2008

VII CONGRESSO DE PREVENÇÃO


VII Congresso de Prevenção

As inscrições para o envio de trabalhos e solicitação de bolsas para o VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids foram prorrogadas até 24 de março. O evento acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 25 a 28 de junho de 2008.
Também forma prorrogadas as inscrições das atividades culturais do congresso: a II Mostra Nacional de Teatro sobre DST e Aids e o Concurso Nacional de Fotografia. A mostra irá reunir espetáculos teatrais com abordagens inovadoras para levar ações de prevenção e de educação em saúde para além dos espaços institucionais, ampliando o acesso à informação. As inscrições estão abertas até 24 de março.
Poderão inscrever-se espetáculos nos seguintes formatos: de palco, de rua, de bonecos, esquetes e intervenções urbanas, de grupos amadores e profissionais. Os formulários e outras informações podem ser acessados no site www.aids.gov.br/congressoprev2008. Neste mesmo local, é possível obter maiores informações sobre a programação, eventos paralelos e eventos culturais.
O concurso nacional de fotografia está com inscrições abertas até 28 de março de 2008. O tema é “Prevenção em foco. Um panorama do combate à aids no Brasil”. As fotos premiadas serão expostas durante o evento, com trabalhos selecionados de três fotógrafos. As inscrições são gratuitas. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores de todo o País. Dúvidas e pedidos de informações deverão ser encaminhadas para programacaocultural@aids.gov.br.
O Congresso é uma iniciativa do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saude de SC e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. O tema central desta sétima edição é “Município-mundo”. O objetivo é explorar as relações entre o global e o local na formulação de respostas dirigidas ao enfrentamento da epidemia de aids e das demais Doenças Sexualmente Transmissíveis no campo da saúde pública.
Mais informações
Programa Nacional de DST e AidsAssessoria de ImprensaTelefones: 55 (61) 3448-8100 / 8088E-mail: imprensa@aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário