O sitio www.questoesnegras. com.br teve um crescimento de acesso em torno de 530% em trinta dias, de acordo com relatório do Google Analytics. Entre 14 de setembro a 15 de outubro, o sítio registrava mensalmente 312 visitas do Brasil e exterior. Entre 17 de outubro a 16 de janeiro, a curva de acesso deu uma disparada, registrando visita mensal de 1.653 internautas de 12 países, sendo 70% originários do Brasil. E entre 24 de outubro a 25 de novembro, segundo o novo relatório do Google Analytics, o crescimento foi em torno de 70%, passando, assim, a ser acessado mensalmente por 2.342 internautas, agora de 14 países.
Nós, do QN, não temos dados para discutir a causa do crescimento de acesso. Entretanto, acreditamos que a disparada dele - que aconteceu no período de 14 de setembro a 15 de outubro passados - fora devido ao Dia Nacional da Consciência Negra, pois, em meados de outubro, o site disponibilizou farto material sobre o Quilombo de Palmares na internet. Assim, supomos que muitos estudantes podem ter acessado o site em busca de referências para trabalho escolares sobre Zumbi e Palmares através de serviços de busca.
A divulgação do sítio tem sido feita de boca-em-boca, através da rede de e-mails de amigos ou sugestão de acesso feito para outros internautas realizado por aqueles que gostaram do sítio. "Amigos de amigos de amigos" vêm nos falando da recomendação que fazem do sítio para seus "amigos de amigos", e assim o sítio cada vez mais se torna conhecido.
O fato de os linques "Estudos" e "História".serem os mais acessados no último relatório do Google Analytics nos faz supor que muitos internautas sejam estudantes universitários negros ou brancos – ou militantes negros - da área de Ciências Humanas, pois, os textos ali disponibilizados têm algum viés acadêmico: são longos, analisam o fenômeno proposto para discussão e buscam dar uma visão mais diferenciada sobre a questão racial abordada.
Nos primeiros dois meses do sítio no ar (julho e agosto), os assuntos mais acessados foram datas importantes da comunidade negra em 2008 e o calendário afro, no lado direito do sítio, que são assuntos de grande apelo pela auto-estima que provocam na comunidade negra.
Segundo o último relatório, os paises que mais acessam o sítio são, pela ordem, Brasil (1.593 visitas /mês), Portugal ( 30), Estados Unidos (12) e Angola (8). Este país africano de língua portuguesa, contudo, tem, em média, os visitantes que mais demoram no sítio ( 4 minutos), seguido dos Estados Unidos (3 minutos).
No Brasil, entre julho e agosto passados, época do surgimento do serviço de mídia afro, o Rio de Janeiro era a cidade que mais acessava o sítio. Mas, em outubro/novembro, perdeu o primeiro lugar para São Paulo ( 311 visitas/mês) e Salvador ( 241). O Rio fica agora em terceiro ( 231). Em seguida, aparecem Belo Horizonte ( 174), Brasília (139), Curitiba (87), Fortaleza (54), Porto Alegre (53) e Guarulhos (SP) (48).
Os navegadores mais utilizados pelos internuatas do QN são a Internet Explorer (58,02%), Firefox ( 37, 57%), Chrome ( 2,42%), Mozila ( 1,33%) e Opera ( 0,36%). O principal sistema de busca utilizado por eles para localizar o QN é o Google (52,69%).
As palavras mais usadas nas buscas para se chegar ao QN, em geral, são "personalidades negras", " negras", " negros que se destacam". A forma mais comum de o sítio ser acessado é através do sistema de busca, segundo o último relatório do Google Analytics.
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