O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

quarta-feira, 30 de julho de 2008


2) Fórum Social Mundial 2009
3) Capítulo regional do FSM

1) Definidos 10 objetivos de ação dos participantes do FSM 2009 em BelémEntre 10 e 12 julho, integrantes da Comissão de Metodologia do Conselho Internacional e do Grupo Facilitador local estiveram reunidos em Belém para avaliar as respostas à consulta realizada entre maio e junho e definir o conjunto final dos objetivos de ação dos participantes do FSM 2009. A consulta proposta pelo Conselho Internacional do FSM buscava ampliar ou adequar os objetivos de ação para o evento de 2009. Em torno destes objetivos serão organizadas as diversas atividades (conferências, painéis, seminários, oficinas entre outras) no evento de Belém. Veja abaixo a lista de objetivos em torno dos quais serão organizadas as atividades no território do Forum de Belém. Destacadas em negrito estão as adições feitas aos objetivos definidos originalmente para o FSM 2007, realizado em Nairóbi (Quênia).
1. Pela construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas, livre de armas, especialmente as nucleares;
2. Pela libertação do mundo do domínio do capital, das multinacionais, da dominação imperialista patriarcal, colonial e neo-colonial e de sistemas desiguais de comércio, com cancelamento da dívida dos países empobrecidos;
3. Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza, pela preservação de nosso planeta e seus recursos, especialmente da água, das florestas e fontes renováveis de energia;
4. Pela democratização e descolonização do conhecimento, da cultura e da comunicação, pela criação de um sistema compartilhado de conhecimento e saberes, com o desmantelamento dos Direitos de Propriedade Intelectual;
5. Pela dignidade, diversidade, garantia da igualdade de gênero, raça, etnia, geração, orientação sexual e eliminação de todas as formas de discriminação e castas (discriminação baseada na descendência);
6. Pela garantia (ao longo da vida de todas as pessoas) dos direitos econômicos, sociais, humanos, culturais e ambientais, especialmente os direitos à saúde, educação, habitação, emprego, trabalho digno, comunicação e alimentação (com garantia de segurança e soberania alimentar);
7. Pela construção de uma ordem mundial baseada na soberania, na autodeterminação e nos direitos dos povos, inclusive das minorias e dos migrantes;
8. Pela construção de uma economia centrada em todos os povos, democratizada, emancipatória, sustentável e solidária, com comércio ético e justo;
9. Pela ampliação e construção de estruturas e instituições políticas e econômicas – locais, nacionais e globais – realmente democráticas, com a participação da população nas decisões e controle dos assuntos e recursos públicos;
10. Pela defesa da natureza (amazonica e outros ecossitemas) como fonte de vida para o Planeta Terra e aos povos originários do mundo (indígenas, afrodescendentes, tribais, ribeirinhos) que exigem seus territórios, linguas, culturas, identidades, justiça ambiental, espiritualidade e bom viver.
Para o FSM 2009, será possível também inscrever atividades auto gestionadas DE BALANÇO DOS MOVIMENTOS ALTERMUNDIALISTAS E DO PROCESSO FORUM SOCIAL MUNDIAL E SOBRE AS PERSPECTIVAS FUTURAS DE AMBOS, que não se vinculem necessariamente a um dos 10 objetivos específicos.
2) Fórum Social Mundial 2009
a) Como participar do Fórum Social Mundial 2009? As inscrições para o FSM 2009 começam na segunda quinzena de Agosto e serão feitas exclusivamente através do site www.fsm2009amazonia.org.br.
O primeiro momento será dedicado ao cadastramento das atividades autogestionadas. De acordo com a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, somente organizações podem inscrever atividades. Em um segundo momento, acontecem as inscrições de participantes individuais e veículos de mídia.
b) Inscrições de estandes para o FSM 2009.As organizações interessadas em dispor de espaço físico para estandes institucionais, pontos de encontro e tendas de campanhas durante o FSM 2009 já podem fazer o download da ficha de solicitação específica.
As solicitações de estandes devem ser enviadas até 10 de outubro de 2008. Os pedidos serão analisados pelo Grupo Facilitador do FSM 2009 e as reservas estão condicionadas à disponibilidade de espaço físico. Até o início de novembro será enviada uma resposta em relação às solicitações. Mais detalhes estão disponíveis na ficha. Download da ficha de inscrição de estandes:
c) Nota sobre hospedagem em Belém durante janeiro de 2009Com o objetivo de atender as diversas solicitações relativas à hospedagem dos/as participantes do Fórum Social Mundial 2009, o Grupo Facilitador local já está colocando em prática uma série de iniciativas. A partir da segunda quinzena de agosto, estará disponível no site www.fsm2009amazonia.org.br um formulário para solicitação de hospedagem solidária (familiar ou alternativa).
A hospedagem alternativa consiste prioritariamente no alojamento em estabelecimentos comerciais e organizações, mas também em escolas, ginásios e entidades religiosas. A outra modalidade de hospedagem solidária será feita em casas de famílias locais.
Os custos da hospedagem familiar ou alternativa podem variar entre zero e R$25,00 por dia.
Os detalhes sobre as diversas modalidades e sobre como fazer o cadastramento serão enviados em breve. Em relação à hospedagem convencional, o Grupo Facilitador informa que, devido ao reduzido número de leitos disponíveis na cidade, os hotéis de Belém estão cobrando preços abusivos, cerca de 4 a 5 vezes maiores do que os praticados normalmente.
O Grupo Facilitador informa também que não existe nenhuma agência oficial de viagem para o FSM.
As negociações de hospedagem convencional devem ser feitas diretamente entre as organizações e os hotéis ou através das agências de viagens com as quais costumam trabalhar.
3) Capítulo regional do FSM
a) Fórum Social AméricasAs inscrições para o Fórum Social Américas estão abertas até o dia 15 de agosto. A terceira edição do evento acontece na Guatemala, entre 7 e12 de Outubro.
Para realizar a sua inscrição ou saber mais sobre o III FSA, visite o site do evento: http://www.forosocialamericas.org/fsa-guatemala/ b) Reunião do Conselho do Fórum Social AfricanoEntre 31 de julho e 3 de agosto o Conselho do Fórum Social Africano se reúne em Abidjan (Costa do Marfim).
Escritório FSM - BrasilEndereço: Rua General Jardim, 660, 7º andar, São Paulo - SP- Brasil, Cep: 01223-010Site: www.forumsocialmundial.org.br Escritório FSM 2009 - Belém (PA)Endereço: Rua Presidente Pernambuco S/N (Prédio da Ouvidoria do Estado - Fundos), Cep 66823-010email: escritorio@fsm2009amazonia.org.brTelefone: (91) 3222-8530Site: www.fsm2009amazonia.org.brBoletim FSM Para receber o boletim FSM, escreva para gerente@forumsocialmundial.org.br com a palavra INSCRIÇÃO no campo "assunto" do email. Para cancelar o recebimento do boletim, envie um e-mail a gerente@forumsocialmundial.org.br com a palavra CANCELAMENTO no campo "assunto". Este boletim é apenas informativo. Por favor, não responda a esta mensagem.

_______________________________________________
Boletim_fsm mailing listBoletim_fsm@listas.rits.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário