O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Cidade do Estado americano do Oregon elege prefeito transexualda Folha Online

O pequeno povoado de Silverton, no Oregon, entrará para história por eleger o primeiro prefeito transexual do país, Stu Rasmussen, um político que trabalha para a administração local há mais de 20 anos.Segundo a imprensa local, Rasmussen, 60, foi o candidato que mais votos conseguiu para a Prefeitura de Silverton, onde já tinha sido prefeito em duas ocasiões, antes de colocar implantes de seios e transformar totalmente seu aspecto físico.O prefeito eleito Stu Rasmussen, primeiro prefeito transexual do paísDeste modo, Rasmussen assumirá seu terceiro mandato como prefeito da cidade, a cerca de 70 quilômetros do sul de Portland, com um longo cabelo comprido ondulado, vestidos e sapatos de salto alto.Com 1.988 votos, ele venceu seu adversário, Ken Hector, que conseguiu um total de 1.512 votos.Apesar seu aspecto feminino, Rasmussen --que não se submeteu a uma operação de mudança de sexo-- assegurou à imprensa que continua sendo um homem. "Sou um heterossexual que gosta se mostrar como uma mulher", disse.De fato, Rasmussen, que foi prefeito de Silverton entre 1988 e 1992, há 30 anos sai com sua namorada, Victoria Sage, que, segundo a imprensa, se sente bem com a aparência e as roupas dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário