O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas – CANDACES BR, tem como diretriz principal a visibilidade, letramento e empoderamento das lésbicas negras sendo destituído de preconceitos e discriminação de qualquer natureza (racismo, sexismo, lesbofobia, discriminação racial e todas as discriminações correlatas). Compondo-se de um espaço para o exercício da solidariedade e construção dos conceitos de promoção de Cidadania e Direitos das Lésbicas Negras, no desenvolvimento da consciência crítica visando autonomia e transformação do indivíduo para que este se torne agente transformador em nossa sociedade.

O Coletivo Candaces tem como finalidade a luta pelo estabelecimento de uma política eficiente de saúde publica ligada a feminização da AIDS, através do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST, bem como desenvolver projetos voltados para a promoção da cultura, educação ambiental, comunicação, arte e gênero.

O Candaces também traz a preocupação e o recorte das pessoas com deficiência, nesse caso em específico as lésbicas e bissexuais, com algum tipo de deficiência. Para a garantia das especificidades no contexto geral das Políticas Públicas, no reconhecimento enquanto sujeitos políticos da história. Não são privilégios, mas sim uma atenção diferenciada dentro da política de saúde nacional, respeitando sempre as condições e limitações das pessoas com deficiência. Nesse sentido torna-se de suma importância que o segmento das pessoas com deficiência seja consultado na elaboração de novas propostas de Políticas Públicas visando sempre à acessibilidade e a inclusão social para todos.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Seminário Políticas de Enfrentamento ao Heterossexismo:


Seminário Políticas de Enfrentamento ao Heterossexismo: Corpo e Prazer

O seminário Políticas de Enfrentamento ao Heterossexismo: Corpo e Prazer será realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto na Sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS. A promoção é do nuances - Grupo pela Livre Expressão Sexual, em convênio com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, através do Programa Brasil sem Homofobia.
O evento reunirá pesquisadores, ativistas e representantes da esfera pública em uma articulação de saberes produzidos pelos movimentos sociais em
temáticas étnico/raciais, de gênero e de sexualidade para o enfrentamento das violações de direitos humanos de lésbicas, gueis, travestis e transexuais.
Durante o evento será apresentada a exposição comemorativa aos 30 anos do surgimento da primeira organização do movimento homossexual brasileiro e
do jornal Lampião da Esquina.
O evento é gratuito, com certificado de participação.

Inscrições e informações pelo telefone 3286.3325 e pelo e-mail corpo.prazer@gmail.com

Programação
06/08
19h Abertura
19h15 Conferência Movimento LGTB Brasileiro - 30 anos
Júlio Simões/USP
coord.: Fernando Pocahy/Nuances/PPGEDU/GEERGE/UFRGS
21h Coquetel
07/08
9h Painel Sexualidades: políticas e direitosRoger Raupp Rios/Justiça Federal do RS
Sérgio Carrara/CLAM/UERJ
coord.: Daniela Knauth/PPGAS/NUPACS/UFRGS

14h Painel Travestilidades e transexualidades: gênero, diferença e reconhecimentoBerenice Bento/UnB
Larissa Pelúcio/UNICAMP/Pagu
coord.: Marcelly - Malta/ Igualdade/ Associação de Travestis e Transexuais do RS

17h Painel Lesbianidades, diversidade e enfrentamento ao heterossexismoGlaucia Elaine Silva de Almeida/UNISUAM
Regina Facchini/UNICAMP coord.: Silvana Conti/ Articuladora Nacional da LBL Sul
19h30min Lançamento de livrosBerenice Bento. O que é transexualidade. Editora BrasilienseRoger Raupp Rios. Direito da Antidiscriminação. Editora Livraria do Advogado

08/08

9h Painel
Direitos Humanos e segurança pública: desafios em cultura heterossexistaSilvia Ramos/Universidade Cândido Mendes/CESeC/RJ
Marcos Rolim/Centro Universitário IPA, TJ/RS
coord.: Célio Golin (educador)

14h Painel Sexualidades minoritárias e educação: novas políticas?Guacira Lopes Louro/PPGEDU/GEERGE/UFRGS
Henrique Caetano Nardi/PPGPSI/LPPP/UFRGS
coord.: Jane Felipe/PPGEDU/GEERGE/UFRGS

17h Encerramento

Apoio: Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do RS; Liga Brasileira de Lésbicas - Sul; UFRGS: GEERGE - Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero, NUPACS - Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde e Laboratório de Psicologia e Políticas Públicas; Centro Latino Americano de Sexualidade/RJ; Centro de Estudos em Segurança e Cidadania/RJ; Academia de Polícia Civil e Escola de Saúde Pública do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário